O ensino de história nos faz conhecer uma realidade que nos permite
reproduzir transformações pelas quais a sociedade esta se passando. A formação
social é fundamentada na história de cada povo o tempo histórico passado e
presente são essenciais para compreender a formação estrutural de cada
civilização.
O discurso do ensino de história nos direciona a memória das grandes
sociedades
que se passaram, e tinham alguns modelos eficazes para se
estruturarem socialmente. Não cabe ao presente ser semelhante ao passado, mas
conhecer sua história por completo e compreendê-la em sua formação social,
política, econômica e cultural. O conhecimento do passado influencia no
presente tendo uma noção do futuro tendo uma perspectiva social histórica. O
formador do discurso do ensino de história é o detentor do banco de memória do
passado única fonte de pesquisas e práticas os detentores deste conhecimento
tem como papel principal revelar que com a história pode-se mudar e transformar
um sistema social dominante por completo.
Não cabe ao historiador dominar o tempo e sim conhecendo e dominando a
história presente que passa por varias mudanças de uma geração a outra de
maneira que para ter um bom domínio da história presente o historiador jamais
deverá ser negligente em relação à história. O discurso no presente não é para
propor um modelo exato das condições políticas e sociais, mas compreender
entender como deve ser os desenvolvimentos, processos de pensamentos na
formação do discurso crítico.
O estudo de história deve esta na formação de cada cidadão desenvolvendo
seu conhecimento transformando-o em um cidadão capaz de formar seus próprios
conceitos ideológicos. A educação do homem se faz necessário com um bom
conhecimento da história temporal que o torna parte fundamental interferindo
nos valores dominantes da sociedade. A escola é a principal formadora de
conhecimento implantado no homem onde sua amplitude de ensino esta nos diversos
espaços educacionais que capacitará o homem como ser pensante, principal fonte
de reprodução do conhecimento da história que transmitirá o conhecimento e
valores sociais que viabilizarão a legitimação do conhecimento em todos os
espaços. Está na educação à importância de ensinar história, à escola como
fornecedora do conhecimento tem a responsabilidade de formar o cidadão um
agente duplo ao mesmo tempo ensinando e aprendendo como uma sociedade deve se
portar diante de sua própria história.
Nos espaços de formação e reprodução do cidadão uma sociedade moderna em
desenvolvimento tem-se a necessidade de aprender sua própria história como ela
deve ser contada, ensinada como ela pode interferir no sistema político. Fazer
da história algo importante para sociedade é necessário em alguns casos fugir
as regras impostas pelo sistema educacional brasileiro. A socialização do
cidadão em uma sociedade brasileira faz do aluno uma parte na construção
histórica de um povo que tem conhecimento onde estes são utilizados em
diferentes meios sociais para incorporar na vida do cidadão elementos
tornando-o um sujeito ativo e pensante.
As sociedades estão em constantes mudanças sejam elas nos espaços
políticos, culturais e sociais a historiografia tem como objetivo levar cada
pessoa a observar em cada contexto histórico acontecimentos isolados que a
sociedade vive a negligenciar. Os preceitos colocados nos espaços de formação
abrangem todas as esferas da educação sejam nas escolas como nas famílias que
se preocupam em dar ênfase aos grandes personagens históricos não permitindo
novas maneiras de estudar uma nova história com conteúdos selecionados e ricos
modificando o tradicionalismo imposto.
Não se pode deixar de lado o que não pode ser esquecido quando na
verdade a história tem a sua importância e pode influenciar nas grandes
questões que envolvem desigualdades sociais, econômicos, políticos etc. na
verdade uma nação não existe sem sua própria história seja ela boa ou má da
mesma forma que uma sociedade ao negligenciar sua história esta renegando sua
própria identidade seu passado. Podemos observar que as grandes civilizações
têm grandes histórias a serem lembradas e relembradas século após
séculos.
O conhecimento histórico é fundamental em cada nação, sociedade no
momento atual passamos por uma grande crise de identidade onde os valores não
são lembrados importantes fatos não observados com a devida importância. O
certo é que uma sociedade que não se identifica com sua própria história não
tem conhecimento de se mesmo. Nas escolas brasileiras o problema é bem mais
amplo a disciplina de história não é vista como algo de fundamental importância
para a educação de um futuro cidadão onde a prova esta nas matrizes
curriculares a disciplina de história tem uma grande redução sendo superadas
por outras na verdade todas as disciplinas deveriam seguir um mesmo principio.
A função da história é nos tornar atentos aos acontecimentos analisá-los e
termos uma noção do que esta se passando. Uma nação cuja história não é
valorizada e dada o seu devido valor esta sujeita a se perder no tempo.
Um texto especial de reflexão para aqueles que não valorizam o passado. Quem não valoriza a história, merece ser esquecido!
ResponderExcluirMdss
ExcluirDe acordo com o texto explique qual a importância do estudo de história para Uma sociedade
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirmuito bom
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirperfeito, o Brasil vive justamente o oposto
ResponderExcluirPovo que nao cultua sua história, merece ser escravo! Abraço
ResponderExcluirIsso respondeu minha pergunta.Recomendo para todos!
ExcluirXucu noite de fresco
ResponderExcluir
ResponderExcluirvai se fude unknown
assassinou o português!
ExcluirBom, deu pra fazer meu trabalho 🙂🤗😝
ResponderExcluirÉ necessário que todos os ser humano que passa pelo A escola é necessita aprender a história porque a história faz parte do passado e do presente
ResponderExcluirPelo menos terminei meu trabalho kkkkk😂 Bom o Texto❤
ResponderExcluirObgd ajudou muito
ResponderExcluir