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Equipe do Projeto Educomunicação. |
Nesse sentido Glaucia Esteves, no
blog “vivendocomciencia.blogspot.com” entende que a Radio escolar,
“[...] pode ser um espaço onde a
educomunicação se faz presente com toda a sua riqueza. O rádio é o veículo de
comunicação mais democrático que existe, mesmo uma pessoa iletrada pode fazer
um programa de rádio. Ela promove a democratização da informação e da cultura.
Além dos alunos se mostrarem muito interessados em trocar experiências
com os professores no espaço da radioescola, a rádio interna traz para dentro
da escola a cultura dos alunos. Os alunos que atuam na radioescola
tornam-se sujeitos ativos da comunicação e da construção do
conhecimento. A criação de uma rádioescola leva o educando a participar
como emissor-receptor, preparando-os para o exercício da cidadania,
desenvolvendo a responsabilidade e a crítica social”. (2013)
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Equipe do Projeto Educomunicação no Pátio da Escola. |
Shaun, (2002, p. 30) teoriza que
a comunicação faz parte do nosso dia-a-dia, estando presente em todos os nossos
momentos e em todos os lugares em que estejamos, ou seja, o autor entende que a
comunicação alimenta a convivência social de todos os seres humanos. Diz ele
que,
“A comunicação está em tudo. Tudo é comunicação, transitando num pântano
invisível, transparente, entre linguagens, palavras, discursos, sons, falas,
imagens, narrativas, abrigando, ainda, a discussão de uma nova dimensão da
realidade, propiciada pela velocidade da luz”.
A notoriedade
dos eventos estudantis, bem como o diálogo entre as áreas do conhecimento são
ideais almejados pelo projeto
Educomunicação. Além de contribuir para a construção dos saberes, o projeto é
laboratório que auxilia seus integrantes a serem protagonistas na sociedade da qual
fazem parte. O visa e, já tem contribuído para o crescimento e emancipação
intelectual de seus integrantes e isso repercute positivamente no ambiente
escolar. A partir desse ano almeja-se a implantação e o aperfeiçoamento de
novas técnicas apreendidas bem como promover a integração da comunidade escolar
de forma mais efetiva.
A mídia pode ser usada de diversas formas. Como
apóio pedagógico pode auxiliar em inúmeras atividades a serem desenvolvidas
pelos professores em sala de aula. Figueiredo e Silva (2011), apontas algumas
delas que pode facilitar o trabalho pedagógico pois podem dar ao professor a
possibilidade de criar e ampliar os conhecimentos seus e de seus alunos. O quadro abaixo apresenta algumas possibilidades
didáticas com o uso de diferentes mídias, com base na internet, que podem ser
exploradas para fins educacionais.
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Equipe Reunida na Biblioteca escolar. |
O projeto estende-se a
toda a comunidade escolar, pois as praticas educomunicativas dizem respeito a
todos os indivíduos inseridos na instituição. Portanto, o projeto abre
oportunidade para a participação de alunos, professores, pais gestores e apoio
escolar. No que se refere à manipulação de mídias eletrônicas, o projeto prevê
a participação intensa dos alunos matriculados na modalidade EMIEP com formação
em Técnico em Informática, haja vista que os mesmos recebem formação necessária
nesta área, o que de certa forma facilita a realização de atividades
educomunicativas permeadas de conhecimentos tecnológicos no campo da
informática. Assim os estudantes do EMIEP serão os multiplicadores de saberes
tecnológicos, ao passo que o projeto viabiliza a prática das teorias vistas em
sala de aula.
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