quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reunião do Projeto EDUCOMUNICAÇÃO


Equipe do Projeto Educomunicação.
Compreende-se por educomunicação o conjunto das ações inerentes ao planejamento e implementação de processos e produtos destinados a ampliar a capacidade de expressão de todas as pessoas num espaço educativo. Nesse sentido, a Escola Estadual Mario Spinelli tem fomentado as práticas comunicativas no âmbito educacional utilizando variados meios de comunicação, tais como rádio escola, site institucional, fanzine, jornal impresso, blog, redes sociais dentre outros.

Nesse sentido Glaucia Esteves, no blog “vivendocomciencia.blogspot.com” entende que a Radio escolar,

“[...] pode ser um espaço onde a educomunicação se faz presente com toda a sua riqueza. O rádio é o veículo de comunicação mais democrático que existe, mesmo uma pessoa iletrada pode fazer um programa de rádio. Ela promove a democratização da informação e da cultura. Além dos  alunos se mostrarem muito interessados em trocar experiências com os professores no espaço da radioescola, a rádio interna traz para dentro da escola a cultura dos alunos. Os alunos que atuam  na radioescola tornam-se sujeitos  ativos  da comunicação e da construção do conhecimento. A criação de uma rádioescola leva o  educando a participar como emissor-receptor, preparando-os para o exercício da cidadania, desenvolvendo a responsabilidade e a crítica social”. (2013)
Equipe do Projeto Educomunicação no Pátio da Escola.

Shaun, (2002, p. 30) teoriza que a comunicação faz parte do nosso dia-a-dia, estando presente em todos os nossos momentos e em todos os lugares em que estejamos, ou seja, o autor entende que a comunicação alimenta a convivência social de todos os seres humanos. Diz ele que,

“A comunicação está em tudo. Tudo é comunicação, transitando num pântano invisível, transparente, entre linguagens, palavras, discursos, sons, falas, imagens, narrativas, abrigando, ainda, a discussão de uma nova dimensão da realidade, propiciada pela velocidade da luz”.

A notoriedade dos eventos estudantis, bem como o diálogo entre as áreas do conhecimento são ideais  almejados pelo projeto Educomunicação. Além de contribuir para a construção dos saberes, o projeto é laboratório que auxilia seus integrantes a serem protagonistas na sociedade da qual fazem parte. O visa e, já tem contribuído para o crescimento e emancipação intelectual de seus integrantes e isso repercute positivamente no ambiente escolar. A partir desse ano almeja-se a implantação e o aperfeiçoamento de novas técnicas apreendidas bem como promover a integração da comunidade escolar de forma mais efetiva.

A mídia pode ser usada de diversas formas. Como apóio pedagógico pode auxiliar em inúmeras atividades a serem desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Figueiredo e Silva (2011), apontas algumas delas que pode facilitar o trabalho pedagógico pois podem dar ao professor a possibilidade de criar e ampliar os conhecimentos seus e de seus alunos.  O quadro abaixo apresenta algumas possibilidades didáticas com o uso de diferentes mídias, com base na internet, que podem ser exploradas para fins educacionais.
Equipe Reunida na Biblioteca escolar.
O projeto estende-se a toda a comunidade escolar, pois as praticas educomunicativas dizem respeito a todos os indivíduos inseridos na instituição. Portanto, o projeto abre oportunidade para a participação de alunos, professores, pais gestores e apoio escolar. No que se refere à manipulação de mídias eletrônicas, o projeto prevê a participação intensa dos alunos matriculados na modalidade EMIEP com formação em Técnico em Informática, haja vista que os mesmos recebem formação necessária nesta área, o que de certa forma facilita a realização de atividades educomunicativas permeadas de conhecimentos tecnológicos no campo da informática. Assim os estudantes do EMIEP serão os multiplicadores de saberes tecnológicos, ao passo que o projeto viabiliza a prática das teorias vistas em sala de aula. 






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