sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Bandeirantismo

Os bandeirantes foram os exploradores que, adentravam os sertões em busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia. Vindos principalmente das vilas de São Paulo e São Vicente, os bandeirantes foram os primeiros desbravadores europeus no Brasil.

Domingos Jorge Velho, bandeirante paulista.
As expedições organizadas pelos bandeirantes ocorreram do século XVI ao século XVIII e foram determinantes para a constituição do Brasil tal como é. Entretanto, a definição dos bandeirantes como herói ou vilão é uma questão ainda muito polêmica.
As Bandeiras, nome que recebiam as expedições organizadas por particulares, ou Entradas, expedições oficiais financiadas pela Coroa, de início, visavam mesmo à captura dos índios para utilização da sua mão de obra nas plantações. Os bandeirantes embrenhavam-se na mata seguindo, geralmente seguindo o curso de rios, abrindo trilhas e vez ou outra fixando postos de descanso que mais tarde, viriam a dar origem a cidades.
Principalmente após o século XVII a bandeiras passaram a ter como objetivo a busca por ouro  e pedras preciosas, mas os bandeirantes ficariam conhecidos mesmo é por terem sido os grandes desbravadores das terras brasileiras e os principais responsáveis pelo estabelecimento de muitas cidades.
Para compreender sua importância basta pensar que quando o Brasil foi descoberto, éramos um imenso matagal ocupado e conhecido apenas pelos índios.

Bartolomeu Bueno da Veiga.
Em cada região existiram bandeiras que foram muito importantes cada qual a sua maneira. Mas as que desbravaram o território dos, hoje, Estados de Goiás e Mato Grosso, tiveram um papel importantíssimo para a expansão do território brasileiro e definição da fronteira para além do que era definido no Tratado de Tordesilhas. Os principais bandeirantes desta região foram: Bartolomeu Bueno da Veiga, chamado de “Anhanguera”, Alvarenga e Antônio Pedroso.
Por outro lado, a história das bandeiras foi uma história de violência para com os indígenas. Estes foram praticamente dizimados pelos bandeirantes e, quando capturados eram escravizados e obrigados a um trabalho forçado tal qual os negros trazidos da África.

27 comentários:

  1. Os bandeirantes foram os exploradores que, adentravam os sertões em busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia. Vindos principalmente das vilas de São Paulo e São Vicente, os bandeirantes foram os primeiros desbravadores europeus no Brasil.As expedições organizadas pelos bandeirantes ocorreram do século XVI ao século XVIII e foram determinantes para a constituição do Brasil tal como é. Entretanto, a definição dos bandeirantes como herói ou vilão é uma questão ainda muito polêmica.Em cada região existiram bandeiras que foram muito importantes cada qual a sua maneira. Mas as que desbravaram o território dos, hoje, Estados de Goiás e Mato Grosso, tiveram um papel importantíssimo para a expansão do território brasileiro e definição da fronteira para além do que era definido no Tratado de Tordesilhas. Os principais bandeirantes desta região foram: Bartolomeu Bueno da Veiga, chamado de “Anhanguera”, Alvarenga e Antônio Pedroso.Por outro lado, a história das bandeiras foi uma história de violência para com os indígenas. Estes foram praticamente dizimados pelos bandeirantes e, quando capturados eram escravizados e obrigados a um trabalho forçado tal qual os negros trazidos da África. Isabela R. Balestrin 2º H

    ResponderExcluir
  2. Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil. Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos. Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas. Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o o dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.As expedições de bandeirantes organizadas por particulares eram hecidas como Bandeiras. As organizadas pelo governo eram conhecidas como ENTRADAS.
    Lanna Tereza 2° H

    ResponderExcluir
  3. O bandeirantismo foi expedições realizadas no interior do território brasileiro com o objetivo de expandir as terras portuguesas, procurar riquezas e capturar escravos indígenas. As primeiras expedições ocorreram em meados do séculos XVI e partiam geralmente das capitanias de São Vicente e São Paulo.
    O bandeirantismo ocorreu por questões econômicas, pois São Paulo naquela época era uma cidade extremamente pobre e não tinha condições de comprar escravos africanos. Então para conseguir mão-de-obra mais barata os grandes fazendeiros contratavam os bandeirantes, que eram homens simples e rudes, quase sempre mestiços e que andavam descalços.
    Há quem diga que os bandeirantes foram grandes heróis, desbravadores do interior, homens que expandiram o território. De fato a ação dos bandeirantes que percorreram as terras brasileiras muito além do Tratado de Tordesilhas permitiu ao Brasil ter o grande território que possui hoje. Mas em contrapartida há quem diga que os bandeirantes foram homens rudes e violentos, que tiveram participação ativa na dizimação de milhares de índios.
    Entretanto temos que considerar que era um tempo de muita pobreza, onde homens rudes e pobres como os bandeirantes não tinham como sustentar suas famílias, e que encontraram nessas expedições um modo de ganhar dinheiro e poder alimentar suas famílias. Enfim, os bandeirantes não foram heróis, e nem vilões, mas homens que descobriram riquezas em meio a uma crise.
    Thais Martelli 2º “D”

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O bandeirantismo foi um movimento que realizava expedições em busca de fins econômicos, na época do Brasil colonial. Essas expedições partiam de são Paulo e começaram com a captura de índios para vender como escravos para fazendeiros que não tinham condições de comprar africanos. Esse tipo de bandeirismo se chamava “Bandeirismo de Apresamento”. Com o decorrer das longas expedições crianças e idosos eram mortos por não aguentarem a longa viagem que durava meses.
    Outro tipo de bandeirantismo era o de Prospecção que buscava pedras preciosas no interior do Brasil. Assim foram fundados os estados como o de Minas gerais.
    Os grandes fazendeiros também contratavam os bandeirantes para capturar os escravos que fugiam, isso se chamava de “bandeirantismo de Contrato”.
    Os bandeirantes são figuram muito polemicas na história do Brasil, eles não tem quase nenhum registro feito por eles mesmo pelo fato de muitos serem analfabetos.
    Mas tiveram grande importância. Por causa do bandeirantismo ocorreu a expansão territorial brasileira, o fortalecimento econômico do brasil e fundação de grandes cidades como Cuiabá.

    Amanda Caroline Da Silva Martins 2º “H”.

    ResponderExcluir
  6. O bandeirantismo foi expedições realizadas em território brasileiro, principalmente em seu interior com a finalidade de expandir as terras portuguesas, capturar indígenas (índios porque o preço do escravo africano não era tão barato), procurar riquezas...
    Os bandeirantes andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
    As primeiras expedições ocorreram em meados do séculos XVI e partiam geralmente das capitanias de São Vicente e São Paulo.
    Estas explorações territoriais eram chamadas de Entradas ou Bandeiras. As Entradas eram expedições oficiais organizadas pelo governo e obedecendo o tratado de Tordesilhas, as Bandeiras eram as expedições paulistas financiadas por senhores de engenho, donos de minas, comerciantes.
    Fernão Dias Pais e seu genro Manuel Borba Gato foram figuras importantes no Bandeirantismo de procura por ouro e pedras preciosas.
    Os Bandeirantes fizeram parte da história brasileira, eles ampliaram o território brasileiro, criaram cidades, movimentaram a economia, mas também destruíram aldeias, mataram índios, escravizaram, destruíram o cenário rural a fim de construir um ambiente urbano, isso cria um tema "Bandeirantes: Heróis ou vilões"

    Bruna Rafaela - 2º "D" - E.E Mário Spinelli

    ResponderExcluir
  7. Os bandeirantes eram pessoas q da colonização do Brasil,particip expedições desbravadoras pelo i país. Chamadas bandeiras, elas f realizadas a partir do início do s por todo o século XVIII. Nessa é organizados dois tipos de expedi entradas, que eram expedições começaram a ser feitas antes, n as bandeiras, que eram de inicia particular.

    Dom Francisco de Sousa, govern Vicente de 1599 a 1605, foi que

    Os bandeirantes saíam de São P de seus principais meios de aces gavam a participar das bandeiras mais de 2 mil cendentes de portugueses e caboclos ou mame stiços de índio com branco. O comando, porém, em portuguesa.

    bandeirantes entravam pelo sertão ainda inexp isionar índios,que eram vendidos como escrav a ir em busca de riquezas minerais, como ouro,

    andeiras acabaram exercendo papel importan solidação do território brasileiro, pois, ao contr s expedicionários ultrapassavam as fronteiras inidas pelo Tratado de Tordesilhas —acordo fir dividia a posse das terras do Novo Mundo, ent deiras alcançaram a Bolívia e o Uruguai.

    bandeirantes tiveram importância também no savam, abriam trilhas e caminhos, às margens oados —no interior de São Paulo, em Minas G

    xpedições comandadas pelos bandeirantes co nomia da colônia, e suas descobertas de metai ício do Ciclo do Ouro.
    Jeciane Salis Silva 2° H

    ResponderExcluir
  8. O Bandeirantismo nada mais é do que expedições realizadas no interior do continente(as primeiras expedições foram realizadas por volta do século XVI e geralmente partiam das capitanias de São Paulo e São Vicente), tendo como objetivo procurar riquezas, expandir as terras portuguesas e capturar índios.
    Os Bandeirantes eram um grupo de pessoas contratadas pelo governo para ir até a mata e destruir as aldeias, e capturar os escravos, isso ocorria por que os fazendeiros de São Paulo não tinham dinheiro para comprar escravos africanos, somente índios.
    Geralmente essas expedições mobilizavam quase toda a vila de SP, algumas reuniam mais de mil pessoas, os Bandeirantes viajavam geralmente descalços e armados com arco e flecha e mosquitões(um tipo de espingarda).
    A forma com que eles capturavam os índios consistia em cercar as aldeias e persuadir seus habitantes,pela força ou por meio de ameaças , e assim fazer com que eles os acompanhassem até SP.
    As expedições recebiam o nome de entradas ou bandeiras.
    Entradas refere-se a expedições originárias formadas por iniciativa pública ou particulares,as bandeiras ultrapassavam constantemente a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas. As bandeiras eram compostas por indígenas escravizados, alguns colonos, capelão ou chefe branco.
    Diante dos fatos apontados surge a pergunta "Bandeirantes: Heróis ou Vilões"?
    Os Bandeirantes eram considerados Heróis porque eles foram os responsáveis pelo aumento doterritório brasileiro e por criarem centenas de cidades por onde passavam.Também eram considerados Vilões pelo fato de terem destruidos milhares de aldeias, matar e escravizar muitos índios e também por destruirem o cenário rural a fim de contruir um ambiente urbano.

    Nathalia Geraldelli Gonçalves - 2º "D".

    ResponderExcluir
  9. O bandeirantismo foi um movimento de homens que saiam de São Paulo e de São Vicente para o Nordeste em busca de índios para mão-de-obra barata, pois não tinham condições de comprar escravos africanos. O bandeirantismo ocorreu por uma questão econômica, São Paulo precisava de dinheiro então iam atras de escravos para vender. Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos. Durante muito tempo os bandeirantes foram considerados "heróis", eles contribuíram para a expansão do território brasileiro, mas nem todos viam eles assim, muitos achavam que eles eram vilões: os bandeirantes teriam sido muito cruéis, roubavam aldeias indígenas, matando crianças e violentando mulheres. Entradas: as entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. Bandeiras: vários homens que iam em busca de índios, mas não era legalizado. Principais bandeiras: Bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, Bandeira de Domingos Jorge Velho e Bandeira de Raposo Tavares.

    Kassiane Vizentin - 2º "D" - E.E Mário Spinelli

    ResponderExcluir
  10. O bandeirantismo foi um movimento que tinha por objetivo capturar índios e a busca por pedras preciosas. Homens valentes que saíam principalmente de São Paulo e se deslocavam para o interior. Haviam vários tipos de Bandeirantismo, o de apresamento (captura ao índio), de prospecção (caça ao ouro) e de contrato (que saiam atrás de índios fugitivos) esses homens foram os verdadeiros responsáveis pela expansão territorial,e surgimento de pequenas cidades, mas que em contrapartida agiam com violência e brutalidade, destruindo aldeias, escravizando índios, entre outras coisas. Isso nos leva a questionar se são heróis ou vilões, por isso existem vários mitos em relação ao assunto, como por exemplo a criação de um "falso perfil" , pois os representam como homens brancos, bem vestidos e poderosos, enquanto na verdade eram mestiços que andavam descalços, se aventurando no meio da mata. Realizavam então as tais entradas e bandeiras que eram contratadas por reis e grandes proprietários de terra. Era a forma mais econômica de se obter mão de obra escrava encontrada pelos paulistas, uma vez que nas riquezas e poder se encontravam na região nordeste cm a produção de açúcar.
    Aline Batista - 2º D

    ResponderExcluir
  11. Os bandeirantes foram homens valentes que no principio da colonização foram usados pelos portugueses para capturarem índios entre os séculos 16 e 17 para lutarem contra indígenas escravizando-os, já que eram a mão de obra mais "econômica" encontrada pelos paulistas. Atuaram também na procura por pedras e materiais preciosos pelo interior do brasil, mas sobretudo foram os responsáveis pela expansão do território, assim como o estabelecimentos de varias cidades.. os principais bandeirantes foram : Bartolomeu Bueno da Veiga, Alvarenga e Antônio Pedroso. O dia dos bandeirantes é comemorado no dia 14 de novembro.
    Thauana Caroline S. Grando 2º D

    ResponderExcluir
  12. As bandeiras, inicialmente, foram expedições que partiam do atual estado de São Paulo e adentravam o interior da colônia com o objetivo de capturar escravos para serem usados como mão-de-obra nas capitanias de São Vicente e São Paulo. Nessa busca, os bandeirantes acabaram por ultrapassar a divisão do Tratado de Tordesilhas, passando por território espanhol, embora não fosse ocupado.
    Esse fato de expandir os limites da colônia foi o que mais engradeceu os bandeirantes, que são considerados heróis e desbravadores do Brasil. O que se é esquecido é que nessas andanças boa parte da população indígena do Brasil foi dizimada.
    Depois de algum tempo, eles descobriram ouro e outras riquezas pelos caminhos onde passavam, foi por uma descoberta dessas que surgiram algumas cidades como por exemplo a nossa capital Cuiabá.
    Os bandeirantes poderiam ser considerados heróis por todas as coisas boas que fizeram, mas muitos consideram eles eram bandidos sanguinários que saqueavam aldeias, capturavam os índios que lhes interessavam (jovens, fortes) e acabavam até matando crianças e mulheres sem nenhum pudor. As imagens que retratam os bandeirantes, não os representa com fidelidade, pois as obras foram feitas muito tempo depois do bandeirantismo e na realidade os bandeirantes andavam descalços, com roupas velhas e simples e algum chapéu empoeirado.
    Ana Alice Gemmi 2° D

    ResponderExcluir
  13. O bandeirantismo foi um movimento que procurava capturar índios e pedras preciosas. Os bandeirantes saíam geralmente de São Paulo para o interior. Haviam vários tipos de Bandeirantismo, o de apresamento
    Os bandeirantes contribuiram na expansão territorial, criação de cidades...porem eram violentos com relação aos índios, eles destruíam aldeias, escravizavam índios, desmatando para construir cidades...
    As Bandeiras e Entradas expedições, a diferença é que uma obedecia o tratado de Tordesilhas e era oficial, enquanto a outra não era oficial e não era delimitada.
    Matheus Lacerda - 2° D

    ResponderExcluir
  14. Bandeirantismo foi expediçoes que tinham objetivo de capturar escravos para mão-de-obra nas capitanias.Nessas expedições eles andavam tanto que acabavam ultrapassando os limites de divisão territorial,assim contribuindo para criação de cidades,e ao longo de todo seus percursos descobrirão o ouro e outras riquezas.
    Gladstony Wilson 2 "H".

    ResponderExcluir
  15. Os Bandeirantes tiveram na minha opinião muita importância no que se diz em território conquistado, com a ajuda deles,houve a expansão do território brasileiro.. Com a desobediência sobre o Tratado de Tordesilhas, alcançaram cada vez mais terras distantes.
    As consequências eram muitas pessoas morriam pela ganancia do bandeirante em te- lo como escravo.
    O bandeirantismo houve para que se tivesse uma desculpa para escravizar os índios, diziam que eles eram rebeldes e poderiam sim ser usados como objeto, que eram as chamadas bandeiras.
    Já as entradas eram dentro da lei imposta pelo governo, não quebravam o Tratado de Tordesilhas.
    Lillian Pichinhaki 2ªD

    ResponderExcluir
  16. O bandeirantismo foi expedições realizadas em território brasileiro, principalmente em seu interior com a finalidade de expandir as terras portuguesas, capturar indígenas e procurar riquezas.
    Os bandeirantes estavam sempre armados e na captura de índios e escravos fugitivos, usavam a violência.
    As primeiras expedições ocorreram no século XVI e geralmente partiam das capitanias de São Paulo e São Vicente. Estas esplorações eram chamadas de "Entradas ou Bandeiras". As Entradas eram expedições militares ( oficiais ) organizadas pelo
    governo, as Entradas não ultrapassavam o tratado de Tordesilhas. As Bandeiras eram expedições particulares, que partiam de São
    Paulo e que promoveram a grande expansão territorial do Brasil, as bandeiras ultrapassavam o Tratado de Tordesilhas.
    Os Bandeirantes fizeram parte da história brasileira, eles ampliaram o território brasileiro, criaram cidades, movimentaram a economia, mas também destruíram aldeias, mataram índios, escravizaram, destruíram o cenário rural a fim de construir um ambiente urbano, isso cria um tema "Bandeirantes: Heróis ou vilões?".
    - Rawane k. Motta Cortina 2º "D"

    ResponderExcluir
  17. Os bandeirantes foram pessoas que capturavam índios para escraviza-los, para ter a concessão da igreja ele forjava revoltas de índio. Os índios era uma mão de obra mais "econômica" que a dos africanos.
    Existiam duas formas de bandeirantismo, as entradas e as bandeiras.
    As entradas era organizada pela coroa, que seguias as leis e não invadia o território espanhol.
    Já as bandeiras invadia o território espanhol e os
    seminários onde os índios vivam , esses bandeirantes tiveram grande importância na expansão brasileira.
    Porém causaram muitas destruição e morte por onde passavam.
    Ana Paula Delai 2°D

    ResponderExcluir
  18. O bandeirantismo foi um movimento onde os paulistas exploravam o sertão á procura de índios e ouro. Os bandeirantes, na maioria das vezes, eram mestiços e índios aliados que contribuíram para a expansão do território brasileiro, pois onde passavam criavam vilas e cidades.
    O bandeirantismo ocorreu por causa da falta de mão-de-obra nos engenhos de açúcar de São Paulo, pois os paulistas não possuíam dinheiro suficiente para comprar escravos africanos. Com isso, os bandeirantes organizavam expedições que reuniam centenas de pessoas que adentravam o sertão seguindo o curso dos rios, para capturar índios e vende-los como escravo.
    As Entradas e Bandeiras tinham o mesmo objetivo, porém as Entradas eram organizadas e financiadas pela Coroa Portuguesa. Já as Bandeiras eram particulares e eram consideradas rebeldes, pelo fato de atacar missões jesuítas e ultrapassar o Tratado de Tordesilhas.
    Os bandeirantes são considerados heróis por muitas pessoas, pois ultrapassaram o Tratado de Tordesilhas expandindo o território brasileiro, mas em consequência dizimaram a população nativa.
    Letícia Thibes - 2º "D"

    ResponderExcluir
  19. O bandeirantismo foi basicamente bandeirantes que saiam do sertão em busca de ouro e índios para serem escravos ou que haviam fugido.
    Essas explorações eram chamadas de entradas (expedições oficiais) ou Bandeiras ( expedições particulares organizadas por donos de minas ou senhores de engenho, as quais não respeitavam o Tratado de Tordesilhas, a linha imaginária que, desde 1494, separava as terras pertencentes a Portugal e à Espanha).
    Esse movimento foi desenvolvido pela população de São Paulo e Piratininga, os quais passavam por uma pobreza considerável, a capitania de São Vicente por exemplo, estava em decadência, desprovidos de condições financeiras favoráveis começaram a realizar essas expedições, e procurar por índios que poderiam ser usados como escravos e ainda metais preciosos que geravam lucros.
    Em um curto espaço de tempo os bandeirantes já haviam conquistado grande parte do território que antes seria de domínio espanhol, assim ajudaram a colonizar, e a desbravar novas rotas no Brasil..
    Tayná Franciskievicz 2ºD

    ResponderExcluir
  20. O bandeirantismo foi um dos acontecimentos de maior importância na história do Brasil. Os bandeirantes como toda a sua perseverança, acharam cada vez mais territórios e expandiram o Brasil, porém tem o lado ruim, que foi a destruição de varias aldeias, a morte de muitos índios.
    Capturavam os indios de forma bruta, acorrentavam, e muitos morriam no caminho. Mas apenas podiam capturar os indios quem eram rebeldes, por isso achavam uma 'desculpa' e falavam que todos eram rebeldes. E também tinha as Entradas e as Bandeiras, as Entradas eram dentro das leias, e as Bandeiras eram particulares, compostas por mestiços e os próprios índios.
    Andressa Loiz 2°D

    ResponderExcluir
  21. O bandeirantismo foi um movimento de homens que saíam de São Paulo e iam para o interior, como o Mato Grosso, Goiás.. em busca de índios, pois não tinham dinheiro para comprar africanos.
    O bandeirantismo no geral, surgiu por questões econômicas, porque o escravo africano era muito caro, pois os fazendeiros paulistas era mais pobres que os fazendeiros nordestinos, e a partir disso criaram as "guerras justas".
    Bom, as "guerras justas, não eram tão justas", porque eles criaram isso, a fim de mostrar que eles precisavam dos índios, mas não era tão justas por não fazerem algo justo.
    As entradas e bandeiras foram dois grupos, que por serem diferentes, tinham o mesmo objetivo: capturar índios.
    As entradas era um movimento organizado pelo rei de Portugal. E já as bandeiras, foi um movimento não oficial, organizado por pessoas pobres , índios, brasileiros (mestiços) e etc.
    Bandeirantes: heróis ou vilões?
    Na verdade foram os dois. Heróis: porque se não fossem eles, o Brasil seria apenas um pedaço de quando foi feito o tratado de Tordesilhas, ou seja, eles ampliaram o território brasileiro, criando centenas de cidades.
    E vilões porque eles matavam índios, crianças, e destruiam as pequenas aldeias conhecido como quilombo, lugar para onde escravos fugiam.
    Tuany Tavares 2°D

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eram pessoas que por onde passavam deixavam mortes, e foram ate chamados para acabar com palmares, mas não conseguiram, alguns acham que eles foram heróis, mas eu acho que forma bárbaros,
    pois causaram muitas dores para as pessoas. O Bandeirantismo basicamente era dividido em algumas forma como a do Monções, Contrato, Prospecção. Vale lembrar que eram entidades não oficiais por isso eles passavam a linha de Tordesilhas, eles saiam de São Paulo e prestavam serviços ao brasil inteiro, eles faziam isso já que não tinham renda e estavam em busca de melhores condições de vida.
    Foi isso que eu aprendi.

    Karoline Fernandes, 2° "H".

    ResponderExcluir
  24. O bandeirantismo eram expedições onde um grupo de pessoas saiam em rumo ao interior brasileiro em busca de riquezas sejam elas a busca de ouro, captura de escravos este tipo de ação era denominada sertanismo de contrato esses sertanismos eram financiados por autoridades da época onde contratavam os bandeirantes para destruir quilombos dai o nome "sertanismo de contrato" ou ate mesmo a buscode indios para si mesmo pois a maioria destes bandeirantes eram pessoas de poucas riquesas e não tinham condições de comprar escravos africanos.
    para muitos os bandeirantes eram tratados como verdadeiros heróis pois ajudavam as autoridades na captura de escravos desbravavam novas terras e criavam vilas por onde passavam como a nossa capital Cuiabá que foi criada poe expedições bandeirantistas.


    Warisson renan, 2° "H".

    ResponderExcluir
  25. Bandeirantes foi um movimento expansionista. . ... e temos como destaque as estradas... chegaram a ser chamados de '"HEROIS " porque contribuíram para a construção do pais e expandiu nossa fronteira..tiverao também trabalho oferecido pelo governo e tinham i serviço de destruir os quilombos e as vezes combater os grupos indígenas rebeldes ....


    IZABELLLI MARQUES 2*H

    ResponderExcluir
  26. Play Retro Games | Shootercasino
    Play all the best retro games with Shootercasino and get the best bonuses on 메리트카지노 your choegocasino next purchase!‎Play 제왕카지노 Retro · ‎Explore the future · ‎Play Retro

    ResponderExcluir