"Índios: De escravos a senhores da própria trajetória" é o tema da próxima edição do Biblioteca Fazendo História, que ocorre na quinta-feira (25), às 16h, na Biblioteca Nacional. Desta vez, quem sobe ao palco do evento são as historiadoras Eunícia Barros Fernandes, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Elisa Frühauf Garcia, da Universidade Federal Fluminense. As convidadas conversarão com o público sobre a trajetória dos grupos indígenas que foram usados como escravos no início da colonização portuguesa, além de trazer o tema para o presente: de que forma se dá a luta contra a opressão, a favor da garantia da cidadania de povos indígenas no Brasil atual?
O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece uma vez por mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares.O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da Revista (@rhbn).
Serviço
Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 25 de abril, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário