quinta-feira, 15 de maio de 2014

HORTA DA ESCOLA MÁRIO SPINELLI.


A Horta Escolar está sendo construída em um espaço de 17.00 m x 6.00 m, totalizando uma área de 102 m2. Terá ainda um sistema de irrigação, e uma área de escape que servira de movimentação de pessoas com 0.50cm, entre os 8 canteiros de 80 cm de altura. Os mesmos serão distribuídos aleatoriamente, todos construídos com tabuas (base) tendo a forma retangular e preenchida com aterro e terra preta, adubo, compostagem, sem contato com o solo evitando a contaminação por nematódeos etc. Em uma área de 40.00m² será cultivado outras hortaliças que não são cultivados em canteiros como tomate, abóbora, pepino, quiabo etc.
A horta escolar como educação de indivíduos se refere ao aprendizado das técnicas básicas de produção, dos cuidados especiais com qualidades dos produtos das formas, modos de preparo, consumo, e dos aspectos nutricionais relativos à alimentação de hortaliças diversas. Assim conduzidas por estudantes com duplo sentido, educacional e alimentar, torna-se práticas leves, podendo ser executados por toda a comunidade escolar.
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza e desperta o interesse do aluno no cuidado com o ambiente ao desenvolver atividades práticas.
A Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática etc. Os alunos aprendem, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas etc. Essas experiências despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o aprendizado.
A olericultura é o ramo da horticultura que trata dos cultivos das plantas olerículas, também chamadas hortaliças. Elas são conhecidas popularmente como verduras e legume (IRALA, 2001). Sua produção pode ser feita em pequena escala, a nível caseiro ou comunitário e, em maior escala, de forma extensiva ou intensiva.
A implantação da horta escolar tem como objetivo a aquisição de uma melhor qualidade de vida, sustentabilidade sem agredir o ambiente e colocar em prática competências e habilidades nas disciplinas de: matemática, com estudo de diferentes formas dos alimentos cultivados, construção de gráficos, tabelas e cálculos em geral; de biologia com o estudo do crescimento dos vegetais associados com o desenvolvimento do próprio corpo; de química com a importância de ter na terra todos os nutrientes para o bom desenvolvimento da planta e análise da água dentre outros.
Por outro lado aborda a relação existente na cultura alimentar do nosso país, pois cada região apresenta uma cultura com características diferentes que está diretamente relacionada com seus hábitos alimentares.
O trabalho baseia-se no planejamento e implantação da horta, iniciando com a escolha e limpeza da área, seguido da construção de canteiros suspenso, utilizando pneus e garrafas Pets, (trabalhando a questão do lixo), visando melhor o manuseio por se tratar de adolescentes, favorecendo a postura, uma vez que muitos às vezes não podem trabalhar abaixados devido a problemas de coluna e saúde em geral e a questão da moral. Devido às roupas muitas vezes curta e outras só usam saias e ficam constrangidos a se abaixarem (meninas). Além desta problemática, essa horta é inclusiva, pois se pensou nos alunos portadores de necessidades especiais, sendo construída com espaços e ambiente que favoreça os mesmos a circular e desenvolver as atividades. Dando seguimento as próximas etapas.
Será desenvolvido o sistema de repelentes orgânico no combate as pragas, assim como um modelo de agricultura que se propõe o cultivo da terra para a produção de alimentos sadios sem o uso de produtos químicos, tóxicas à saúde humana, dos animais ou à contaminação da água, do solo e do ar, ou seja, ela deve ser ecologicamente sustentável, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceitável, estando este sistema de produção em franco crescimento mundial.
 

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